É fato ou fake?

É sempre bom manter uma rotina de visitas ao médico e manter os exames clínicos em dia. Um exame de sangue, prescrito por um profissional de saúde, pode detectar alterações de açúcar no sangue.

Estar acima do peso é um fator de risco, mas não isoladamente. Não é certo que alguém pode desenvolvero diabetes somente por isso. Vários fatores contam também, como por exemplo, o histórico familiar.

A insulina é um hormônio que age transportando a glicose do sangue (vinda da alimentação) para dentro da célula. A glicose serve como fonte de energia para o funcionamento do corpo.

É preciso sempre seguir as orientações médicas. Entre as melhores partes do corpo para a aplicação estão braços, coxas, abdômen e região glútea. Evite aplicar em cicatrizes e perto de articulações, nervos e circulação.

Você deverá prestar mais atenção ao que come, quando come, fazer exercícios e seguir à risca as orientações médicas16 .

O diabetes tipo 2, por exemplo, aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar2.

Alimentos de cor mais clara estão associados a carboidratos de ABSORÇÃO mais rápida e farão com que seus níveis de açúcar no sangue aumentem e caiam rapidamente.

Você precisará ter uma rotina de exercícios, mas não precisa ser necessariamente em uma academia de ginástica. Tente sempre contar com a supervisão de um profissional 16 .

O SUS fornece gratuitamente as canetas de insulina para pessoas até 19 anos e maiores ou iguais a 50 anos,com prescrição médica.

As canetas são mais fáceis de usar, já vem com a dose certa e tem instruções simples de manusear, dispensando seringas, frascos e ampolas4.

Se você já estiver utilizando a caneta, você poderá carregá-la com você e mantê-la à temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C) por até 4 semanas. Jamais congele sua caneta

A agulha da caneta de insulina é mais fina e curta que muitos outros dispositivos, por isso, sua aplicação costuma doer menos.

As canetas devem ser dispensadas com cuidado. Pergunte a um profissional de saúde a melhor maneira de jogar fora sua caneta sem que isso se torne um problema para sua família, catadores, ou para o meio ambiente (4).

É preciso ter em mãos uma prescrição médica de insulina (4).

As canetas já vêm preenchidas e com dosador, dispensando o uso de qualquer outro instrumento Além disso estudos

Um estudo mostrou que 64% das pessoas que trocaram frascos e ampolas pela caneta apresentaram menos episódios hiperglicêmicos6